fbpx
obesidade

Obesidade – Como lidar com o problema?

Renata Louzada

A obesidade é uma doença que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo, inclusive aqui no Brasil. Dados sugerem que uma a cada quatro pessoas sofrem com obesidade, chegando até 41 milhões de brasileiros que estão obesos. Mas, afinal, como lidar com obesidade e o que realmente é preocupante quando falamos do excesso de  peso? No texto de hoje, vamos explicar quais são as ações que realmente podem ajudar a diminuir a obesidade no Brasil e o que você, como indivíduo, pode fazer para ser uma pessoa mais saudável e perder peso sem fazer nenhum tipo de dieta maluca ou perigosa para seu organismo. Veja abaixo!

Afinal, o que é obesidade?

Para lidar com o problema da obesidade, é importante saber exatamente o que significa estar obeso. Uma pessoa acima do seu IMC está com sobrepeso, porém, não necessariamente essa pessoa é obesa, já que o IMC precisa estar acima de 30 pontos para caracterizar um excesso de peso preocupante. 

Mesmo assim, é importante citarmos o fato de que quem malha bastante e tem massa muscular densa, tende a pesar mais e a ter um IMC maior, mesmo não sendo uma pessoa obesa. Por isso, é essencial procurar ajuda de um especialista e ir até uma consulta médica com o intuito de medir a quantidade de gorduras e a quantidade de músculos para, só assim, ter um diagnóstico correto. 

Obesidade e aceitação corporal

Outro ponto importante a ser citado é que a obesidade deve ser tratada como uma doença e não como um problema estético. Aceitar o seu corpo é fundamental para se amar, independente do seu peso! Caso você vá ao médico e receba o diagnóstico de que você está obeso, é importante procurar meios saudáveis de perder peso e jamais fazer dietas malucas ou tomar medicamento sem acompanhamento médico, apenas por questões estéticas. A sua saúde sempre deve vir em primeiro lugar, combinado? 

Como lidar com a obesidade?

Assim como existem níveis de sobrepeso, também existem níveis de obesidade. Dependendo do seu nível, o seu médico vai sugerir um outro tratamento e, em alguns casos muito específicos, pode ser necessário realizar uma intervenção cirúrgica ou tomar medicamentos para diminuir a fome. Mas vale lembrar que qualquer tipo de ação para perder peso deve ser realizada com ajuda de médicos e nutricionistas experientes na área. Isso vai evitar que você cometa erros e que se coloque em risco, piorando o seu quadro. 

Conclusões

Se você sofre com a obesidade, é muito importante se preocupar em ter um plano de saúde e se consultar com o médico especializado nesse tipo de problema. Também é importante começar a comer de maneira mais saudável, adicionando à sua dieta legumes, verduras e proteínas de qualidade. Lidar com a obesidade é essencial para ter uma vida melhor, porém, jamais cometa o erro de tentar emagrecer sozinho e procure ajuda profissional! 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares! Até a próxima!

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
On Key

Related Posts